O ácido hialurônico é um componente natural que traz muitos benefícios à pele, já que é responsável por atrair e reter a água, garantindo sustentação e melhorando a textura da pele, que fica mais homogênea e viçosa.
Conforme envelhecemos, o organismo sofre uma redução na quantidade de ácido hialurônico no corpo, o que contribui para o surgimento de rugas, ressecamento na pele e aumento dos sinais de envelhecimento.
No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre os tratamentos que podem ser feitos para retardar a perda gradual do ácido hialurônico, assim como repor a substância no organismo.
Tratamentos com ácido hialurônico
Primeiro, é preciso entender que existem duas formas de usar o ácido hialurônico na dermatologia. 1) Como preenchedor, de forma injetável. 2) Como tópico, na forma de séruns e cremes.
A injeção de ácido hialurônico em áreas e camadas estratégicas do rosto é o chamado: preenchimento facial ou harmonização facial, que pode ser feito no rosto, em regiões como boca, olheiras, maçã do rosto, entre outros, definindo contornos, apagando rugas e melhorando a projeção de áreas desejadas.
Nós já falamos um pouco mais sobre o ácido hialurônico aqui [inserir link do artigo sobre preenchimento X toxina para fins estéticos]. A aplicação pode ser feita no próprio consultório e os resultados podem durar de 1 a 2 anos.
Já nos séruns e cremes, o ácido hialurônico atua como hidratante, melhorando a superfície, mas não tem capacidade de preencher e volumizar, ok?
Benefícios
O ácido hialurônico é uma substância versátil, absorvível e que já existe naturalmente no nosso corpo, o que faz com que ele seja muito mais seguro do que os preenchedores definitivos. Quando usado como preenchedor, volumiza e reestrutura o rosto, já quando usado em cosméticos, melhora a hidratação da pele e os aspectos de rugas finas.
Muito além da estética, o ácido hialurônico possui um efeito importante para o gerenciamento do envelhecimento.
Ficou com alguma dúvida? Confira mais conteúdos sobre dermatologia aqui no blog ou entre em contato!
Redatora: Isa
Data: 13/06/22